12 August 2010

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/oxente-rails.jpg)Estou descarregando de meu cérebro, através de meus dedos, a experiência que passei em um dos eventos mais porretas que já participei. Fui sem câmera fotográfica (do meu tio :p), sem minha cara de pau em pedir pra tirar foto com os palestrantes e apesar de estar interessadíssimo em aprender Ruby on Rails, foquei nas palestras de agilidade e em realmente conhecer pessoas e um pouco da cidade de Natal. Não dá pra conhecer todo mundo, mas acredito que a experiência que vivi no final de semana dos dias 5 a 8 de agosto de 2010 foram uma das melhores que já passei. Espero que minha narrativa agrade vocês, assim como sou grato em participar e ter representado essa comunidade.

Quando passei as férias em Recife, em junho, procurei listas de grupos de usuários de tecnologias e entre várias encontrei o pessoal do Frevo on Rails que me pareceu a mais agitada. Fiquei acompanhando as discussões, encontros e palestras. Cometi a indelicadeza de não me apresentar na lista. Pessoal é sério, você está entrando em um espaço de convivência e não se apresentar é uma falta de educação das grandes. Quando retornei a Belém com a certeza de retornar a Recife, me apresentei na lista e perguntei se estavam preparando alguma caravana para o Oxente Rails. Prontamente a moçada me respondeu e disseram que iam alguns, me deram sugestões de transportes, valores, estadias e tals. Na lista tinham uns 3 hostels (albergues), não escolhi o Lua Cheia só pelo preço, era uma vontade antiga de botar a mochila nas costas e "pernar" por aí. Também era o único da praia de Ponta Negra =p

Chegando em Natal no dia 5 a tarde, segui o instinto mochileiro e com o mapa na mão e anotações com o endereço do hostel para chegar até ele, fui perguntando, perguntando e perguntando até que peguei dois busões para enfim chegar ao albergue. O pessoal de Natal são muito hospitaleiros. Na verdade ainda não acreditava que ia passar uns dias em um castelo. Muito firme a estrutura do Lua Cheia, as meninas nos deixam muito a vontade.

Nota: A maioria dos alberguistas são estrangeiros. Se você quiser fazer um intercâmbio, vire alberguista :) Pelo que vi, posso estar errado, o estrangeiro é menos apegado às coisas e menos individualista. Só pra citar um exemplo, batendo um papo com o Leandro do Interior de São Paulo, ele já viajou para trocentos lugares, se hospedando em albergues e nem por isso ficou em lugares inacessíveis ou perigosos. O Cara já se hospedou num albergue em Hollywood a um custo simbólico. Outra coisa que vivi é que apesar de termos os armários para trancar nossos pertences, a galera deixa as coisas ao lado da cama mesmo, confiança mútua.

À noite choveu um pouco e o pessoal de Recife, que foram de carro para Natal, chegaram um caco. As meninas do Lua Cheia disseram que o Saideira Bar era looooonge de Ponta Negra e preferi não ir para o Ignite. Perdi uma festa porreta :(

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/ponta-negra.jpg)

No 1º dia do evento, senti o poder das ladeiras de Ponta Negra, êta sobe e desce danado. A batata da perna tava quase assando :p. Vou falar um pouco das palestras que vi. Por mais que você olhe os slides e leia os comentários, não adianta, você tem que apertar um pouco a grana e gastar em eventos de tecnologia. Arrisco até que é melhor que fazer um curso.

Depois do credenciamento tive o prazer de reencontrar o Caike Souza da Envylabs e Alê Gomes da SEA Tecnologia. Grandes colaboradores e incentivadores do Tá safo!

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/ale-gomes.jpg)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/aldinho.jpg)

O Alê Gomes em parceria com um comediante da terra, deram um show de comédia nerd. O cara queria vender algumas "novidades" como Cobol, WordStar, DBase, MS-DOS. Ri pra caramba e percebi que tô ficando véio :) Logo em seguida Aldinho deu o ar de sua graça apresentando o evento para o povo.

Procurei um lugar com tomadas no auditório, achei laaaaaaaá no fundão. Rapaz o tal do networking rolou pra caramba. Finalmente conheci o Igo Coelho que também tava caçando uma tomada. Estávamos tuitando, um próximo do outro e eu patetão não percebi que era ele.

Depois do show do Alê, o Igo me apresentou o Fernando Chucre. Já (per)seguia o Igo pelo twitter, mas o Fernando, o Igo chama ele de Chuchu kkkk, nunca tinha visto na vida. Foi com esses dois cabeçudos que fiz uma amizade porreta, assim de graça mesmo. Tuitei que tinha ainda 3 vagas no filtro de linha, nessa onda acabei conhecendo o Mayron Cachina, cara muito gente boa de Natal. Nessas duas situações senti o verdadeiro poder das redes sociais. É muito dinâmico se você piscar, perdeu jogador. Demorei pra entrar no twitter. Se você seguir as pessoas certas, fica livre de tanta baboseira que tem na Internet.

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/ecossistema-nerd1.jpg)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/fabio-akita.jpg)

A primeira palestra que vi de Fábio Akita, foi no FISL 10, foi duca, lá que conheci o cucumber e pensei: Esses caras do RoR sabem viver! Mas nessa fui surpreendido, pensei que ia ver mais questões técnicas e tals sobre RoR. O cara falou muito sobre aspectos de que você tem que trabalhar o que você menos saber e que QUALQUER UM pode chegar lá. Corra riscos e se você nunca falhou, então você nunca viveu. Talento é um mito. O mundo Open Source se compara a um campo de futebol, serve para treinar, errar, aprender, acertar, cair e levantar. São frases que marcam e nos fazem refletir se estamos mesmo no caminho certo. Akita também passou um vídeo sobre Fracassos Famosos. Assista!

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/os-nerds-se-divertem.jpg)

Já no Coffee Break, bati um papo muito bacana com Caike, Alê, Igo, Chucre. Até dei uma entrevista pelo Tá safo para o Caike :). O Caike me apresentava pra todo mundo, não deu pra gravar metade do nome do pessoal que ele conhece. Pra quem ainda não sacou, o Coffee Break não é só pra comer e sim pra conhecer a galera :).

[](http://twitter.com/rafaelp)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/rafael-lima.jpg)

Rafael Lima falou de sua experiência empreendedora com sua empresa BielSystems. Interessante notar nos empreendedores 2.0 é que eles não têm medo de falar de suas ideias quando estão no início. E mesmo é pura burrice de uma pessoa pensar que teve a melhor ideia do mundo e guardar pra si até que se torne madura. Fala sério, quando ele lançar seu produto, já deve ter um bem melhor no mercado. E o principal, como ele não obteve feedback bem no início de sua ideia, pode ter enterrado seu negócio antes mesmo de lançá-lo. E eu via a foto do cara no twitter dele com maior pinta, mas rapidamente desconstruí aquela imagem quando vi sua palestra. Ainda mais que no segundo dia o maluco tava todo de boné pra trás com pinta de meninão. Uma figura. Um recado que ele deixou: converse com máximo de pessoas que puder.

Geoffrey Grosenbach, o cara do peepcode, nos disse para quebrarmos as convenções do Rails para melhorar nossas aplicações. Procurando não gerar scaffolds, não utilizar os geradores de modelos, controles, faça o que você achar melhor. Mesmo sacando um pouco de RoR, compreendi muito bem a mensagem que ele passou. Você não é obrigado a seguir as convenções do Rails.

Depois do almoço, bateu aquela momó (prequiça :p) e acabei perdendo a palestra de Daniel Cukier sobre aprendizado ágil. Ainda vou ter outra oportunidade de vê-la, pois o trabalho de conclusão dele foi totalmente fora do convencional falando sobre Padrões para introduzir novas ideias

[](http://twitter.com/cecifernandes)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/cecilia-fernandes.jpg)

Cecilia Fernandes da Caelum, mostrou como trabalha com metodologias ágeis de forma que desconstruiu Scrum para utilizar somente o que precisa dependendo do projeto e pessoas envolvidas. Se a equipe foi auto-suficiente para que ScrumMaster? Reuniões diárias são obrigatórias? Entre outras coisas ela deixou o recado: Não espere. Começe o seu processo de desenvolvimento de software e vá adaptando.

[](http://twitter.com/josevalim)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/jose-valim.jpg)

José Valim da Plataforma Tec, mostrou as ferramentas open-source que a empresa desenvolve e que facilitam a vida de desenvolvedores como criação de formulários web, autenticação. Dois detalhes muito bacanas que não sabia, pra falar a verdade não conhecia a Plataforma Tec. Tô acabando de sair do mundo PHP, PHP, PHP (como diz o Igo Coelho :p). O José Valim é, atualmente, o único membro brasileiro do Rails Core Team e o sócio dele Hugo Baraúna é de Belém. O Hugo já prometeu quando ir a Belém quer participar de um #tasafoemacao pra falar de Ruby on Rails, mercado de trabalho, suas experiências, etc. Será bem recebido pelo pessoal lá, com certeza!

[](http://twitter.com/rafaelrosafu)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/rafael-rosa-fu.jpg)

Rafael Rosa Fu da Locaweb, falou que Visão e Feedback são fundamentais para se obter um projeto de sucesso. Sem visão você não tem objetivo e sem feedback, o mais rápido possível, você se perde no meio do caminho.  Não adiante eu querer explicar muito. Vocês tem que ir no próximo evento =P

Carlos Villela da ThoughtWorks Brasil, deu um guia rápido de como se divertir trabalhando. Ele falou como é trabalhar em uma das empresas que mais valoriza o profissional. Dopamina o ormônio que nos estimula a fazer algumas coisa que gostamos, eles devem tomar um copo disso no café da manhã lá :p. Esse maluco falou do termo epicaricácia que significa o prazer derivado da desgraça dos outros. É verdade nós somos humanos e temos esse sentimento de vez em quando, muito bacana. Gostei quando ele falou o que move uma comunidade: Orgulho.

[](http://twitter.com/caike)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/coding-dojo-com-caike.jpg)

Caike Souza da Envylabs, mostrou como refatorar código ruby. Lembrando sempre que refatorar é limpar a casa sem mudar a fachada. Tem muita gente que abusa do termo hoje em dia. Não deu tempo de mostrar todos os slides com códigos. Mas no segundo dia a galera que participou do Coding Dojo deu para clarear as ideias.

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/jogo-comunicacao-desenvolvedores.jpg)

O jogo da comunicação é uma dinâmica que o pessoal do #horaextra executou com as pessoas que estavam no auditório. Consitia em dividir duas equipes, cada uma com seus desenvolvedores de um lado e clientes do outro, beeeem separados. Só podiam se comunicar através de papel. A tarefa era desenhar duas imagens que os clientes passavam por instruções escritas para a equipe de desenvolvimento. Fora que o pessoal ficava zoando o tempo todo, somos o "mercado" diziam Rafael Lima e  Henrique Bastos kkkk, era pra atrapalhar mesmo. Tinham os mensageiros, Daniel Cukier era um deles, que corriam desesperados entre cliente e desenvolvimento. Foram feitas 2 sprints com retrospectivas que tentaram melhorar o desempenho das equipes.

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/jogo-comunicacao-tarefa.jpg)

Moral da história. Papel, e-mail, burocracia causam ruídos de comunicação e desgastam as equipes. Como disse Vinicius Teles, se pra desenhar simple formas geompétricas já se torna um caos, imaginem desenvolver software, #ficaadica. No final consegui finalmente pegar meu autógrafo do livro de XP de Vinicius, meu momento fã :p

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/jogo-comunicacao-retrospectiva.jpg)

Pensa que acabou? A #horaextra foi no bar Sgt. Pepper's. Ficamos na mesa com o pessoal da SEA Tecnologia, tava lotado. Fora o tira-gosto que demorou um pouco a cerveja tava boa. Faltou luz, rolou papo de tudo, música bacana. Mas pensa que acabou? A nerdalhada foi quase toda Rastapé num forrózão perto de lá. Socado de gente, mas muito bacana ver um bando de nerd 2.0 dançando forró. O Chucre até aprendeu uns passos, queria ter uma câmera naquela hora.

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/hora-extra-sgt-peppers.jpg)

A noite, quer dizer quase de dia acabou com a cavalgada que o Chucre deu num cavalo em frente ao albergue. Foi só o Igo Coelho tirar a foto que o Chucre deu um salto mortal do cavalo, foi ilário. Bom, depois entrei no meu castelo :)

![](http://tasafo.files.wordpress.com/2010/08/chucre.jpg)

As fotos foram extraídas dos albuns abaixo, acesse o link para ver mais fotos

Daniel Cukier

Fábio Akita

Arthur Geek